quinta-feira, 17 de março de 2011

Juan Gutiérrez de Padilla - Por Marcelo Pistone no.24

Juan Gutiérrez de Padilla foi um fotógrafo espanhol, nascido em 1859, que fez importantes registros do Rio de Janeiro no final do século XIX.
Foi proprietário da Photographia União e da Companhia Photographica Brazileira. Além de fotógrafo, Gutiérrez era uma figura boêmia ligada a literatura e música. Como retratista e paisagista, subiu os morros cariocas e produziu uma série de imagens panorâmicas da cidade do Rio de Janeiro. Também com seu espírito de repórter, fez fotos da vida cotidiana na cidade como a movimentação do porto e do Mercado Central.
Sua contribuição mais importante para a história da fotografia, entretanto, foi o registro da Revolta Armada que aconteceu na Baía de Guanabara de setembro de 1893 a março de 1894, quando revoltosos lutavam contra as tropas do presidente Floriano Peixoto.  Além de ser o único registro conhecido desta revolução este trabalho é considerado tecnicamente o melhor registro de um conflito armado no Brasil deste século.
Morreu em 1897 retratando a Guerra dos Canudos na Bahia. Porém, nenhuma uma imagem feita por ele neste conflito, foi encontrada.

Aqui estão algumas fotos dele:

Panorama do centro da cidade do Rio de Janeiro.


Quiosques de peixe


Canhão usado na armada.



Fortificação passageira



Fontes:
Brasil:Uma História – Eduardo Bueno
Revista Veja – Edição 12/12/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário