Juan Gutiérrez de Padilla foi um fotógrafo espanhol, nascido em 1859, que fez importantes registros do Rio de Janeiro no final do século XIX.
Foi proprietário da Photographia União e da Companhia Photographica Brazileira. Além de fotógrafo, Gutiérrez era uma figura boêmia ligada a literatura e música. Como retratista e paisagista, subiu os morros cariocas e produziu uma série de imagens panorâmicas da cidade do Rio de Janeiro. Também com seu espírito de repórter, fez fotos da vida cotidiana na cidade como a movimentação do porto e do Mercado Central.
Sua contribuição mais importante para a história da fotografia, entretanto, foi o registro da Revolta Armada que aconteceu na Baía de Guanabara de setembro de 1893 a março de 1894, quando revoltosos lutavam contra as tropas do presidente Floriano Peixoto. Além de ser o único registro conhecido desta revolução este trabalho é considerado tecnicamente o melhor registro de um conflito armado no Brasil deste século.
Morreu em 1897 retratando a Guerra dos Canudos na Bahia. Porém, nenhuma uma imagem feita por ele neste conflito, foi encontrada.
Aqui estão algumas fotos dele:
Canhão usado na armada.

Fortificação passageira
Fontes:
Brasil:Uma História – Eduardo Bueno
Revista Veja – Edição 12/12/2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário